29 de set. de 2008

Existem super crentes?

textos basicos:

1º Corintios, 10:12 "Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia."

Romanos, 3:23 "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;"

1º João, 1:10 "Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós."

Introdução

No século XXI a igreja do Senhor Jesus vem passando por um processo em que muitas doutrinas absurdas vêm entrando com sapatinho de lã para gerar contenda e divisão no meio do povo de Deus. Isso não é de agora, pois já tinha nos tempos de Jesus com os fariseus e saduceus. Homens religiosos que seguiam a lei de Moisés ao pé da letra (pelo menos na frente dos sacerdotes). Jesus advertia aos discípulos sobre o ensinamento deles. Nos dias de hoje não é diferente. Muitos crentes hoje em dia têm um comportamento “santo demais” que são chamados de “santarrões”. Esse comportamento às vezes é conseqüência de uma doutrina que ao invés preparar o crente para a caminhada ao céu de uma forma saudável, Cria nele um caráter de separação extrema entre os demais irmãos e os instrui a ver pecado em coisas que nem a palavra de Deus fala. Já houve casos de novos convertidos deixarem os caminhos do Senhor, graças à falta de sabedoria dessas pessoas. Em uma determinada igreja, uma jovem neo-conversa (novo convertido) estava no banco da igreja assistindo a um culto e no final uma senhora chegou a essa jovem e disse: “pega esse pano pra fazer o restante da saia”. Resultado: nunca mais ela voltou pra igreja. Veja agora as características e o que pregam esses “super crentes”.

· São doutrinados a falar que só a igreja e a doutrina delas é que salva e as outras vão pro inferno.

Refutação: A bíblia fala que o povo de Deus deve viver em união (Sl 133:1) e placa de igreja não salva ninguém e Deus não é propriedade de denominação e sim o crente tem que ser propriedade de Deus, pois no dia do arrebatamento só existirão duas igrejas: uma que vai e a outra que fica. Esse negocio de dizer que só igreja tal salva, é muito a cara de seitas que existem por aí.

· Falam que jamais pecaram ou pecam

Refutação: O texto básico em I João 1:10 já fala por si. Se eles não pecam por que não foram pro céu ainda? O crente vive em luta constante entre carne e espirito assim como esta no livro de galatas e romanos.

· Ensinam que certos hinos não devem ser louvados devido à vida de alguns cantores que os cantam.

Refutação: A bíblia nos ensina a olhar para as coisas do céu. Muitos hinos são edificantes. Agora, se o cantor não vive o que louva em um momento da vida dele, o que canta ou prega não vai deixar de ser verdade. Se for Assim, ninguém mais vai louvar na igreja não é?

· Não são obrigados a cumprir determinados deveres do estado que é: servir as forças armadas, voto, formação acadêmica (principalmente direito) Isso era pregado por um determinado grupo do século XVI que deu origem aos batistas de hoje.

Refutação: Em romanos 13:1 e 2 mostra que todos os crentes estão sujeitos a autoridades superiores (presidentes, governadores, deputados, vereadores juízes e pastores) pois todas elas foi Deus quem determinou. Devemos sim cumprir nosso dever como cidadão em tudo, principalmente pra dar bom testemunho para aqueles que não têm Cristo. A bíblia mostra isso quando um fariseu interroga Jesus se é certo pagar imposto a Cesar e ele respondeu: “Daí a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”. Com relação ao magistrado, ele só mete medo em quem faz o mal e não pra quem faz o bem (versículo 13) tem muitos defensores públicos que são crentes.

· Eles só cumprimentam crentes de sua igreja e as outras só “oi tudo bom?” como se fossem incrédulos.

Refutação: É costume dos crentes saudar uns aos outros com a paz do Senhor que vêm do grego Shalom Adonai, outros com a graça e paz (cumprimento bíblico usado por Paulo e usado pelos batistas renovados). Aqui estou me referindo a um desses super crentes em que só saúdam somente os dele e os outros são tratados como incrédulos (pessoas que não crêem em Jesus) A bíblia é enfática quando diz que se você saudar com a paz e a pessoa não responder, a paz volta para si! E sem contar que é falta de educação e pecado pois está fazendo acepção de pessoas.

Exemplo: vem uma crente de uma determinada igreja com bíblia, harpa e tudo, mas há uma diferença no vestuário e em seu caminho vem um desses super crentes que “arrotam” santidade e a vê com indiferença e nem se quer cumprimenta ou diz somente um seco “oi”.

Observação: Os tradicionais (batistas e presbiterianos) não usam a saudação paz do Senhor e nem graça e paz, devido ao ensinamento calvinista, mas mesmo assim quando um crente pentecostal o saúda com a paz ele não deixa de responder também com a paz mostrando educação e respeito.

· Pregam em não utilizar escovas, pranchas, fazer sobrancelhas ou depilações (no caso as mulheres) dizendo que é vaidade! Usa o texto de I Timóteo 2:9 e I Pedro 3:3 como argumento.

Refutação: O texto de I Timóteo falava das mulheres ricas daquela época que usavam roupas, jóias e penteados caros para humilhar as irmãs mais simples da igreja e Paulo falou para que essas “dondocas” daquela época não se vestirem daquela maneira para não causar constrangimento. A bíblia mostra que devemos cuidar bem do nosso corpo, pois ele é templo e morada do Espírito Santo. Em provérbios fala que a mulher virtuosa é a coroa de seu marido! Qual a esposa que não quer ficar bonita para o marido? Ou para si? A mulher que não se cuida me desculpe não tem homem que queira. Muitas das “santarronas” usam o texto de I Pedro 3:3 para abolir tais praticas e preferem ser comparados a um “flufi” ou primo itti da família Adams. Observe que Pedro falava para a mulher não colocar o exterior acima do interior e não excluir o exterior como os “super santos” falam. Onde não há lei não há transgressão (Rm 4:15b)

· Pregam que o homem de maneira alguma deve transitar pelas ruas ou ambientes abertos (praia ou clube) de bermuda ou camisa de manga curta, pois mostra a sensualidade (sensualidade?) masculina e a mulher só roupas que cubram tudo (saia até a canela e blusa longa). Se vir com bermuda ou a mulher com a saia um pouco acima da canela vai logo dizer: “ta desviado irmão?”

Refutação: muitos usam a passagem de I Ts.5:22 para argumentar as vestes do homem. A bíblia não mostra quais são as vestes exteriores que o homem deve usar. Isso varia com a cultura de cada país. No exemplo o escocês usa skilt (saia masculina) para o brasileiro é escândalo, mas para a cultura deles não. Na áfrica as mulheres não usam blusas ou roupas que cubram os seios (isso varia de tribo) Nosso país é tropical e acho judiação o crente andar de blusa manga longa e calça o tempo todo, principalmente se for criança. Coitado do menino usando uma roupa dessas num estado quente como Piauí ou Ceará. E a menina? Nem se fala. Isso é pedir pra criança pegar uma desidratação, ou uma doença mais grave Deve usar esse tipo de traje sim! Mas na casa do Senhor. Fora da casa do Senhor o homem deve se vestir de um testemunho de crente, sendo humilde, bom marido, bom pastor (O mesmo vale para a mulher que deve se vestir com modéstia. Nem longo demais e nem curto demais).

· Se o crente adoece ou passa por uma situação financeira, vão logo falando: “o irmão fulano ta em pecado”.

Refutação: Isso é conversa de triunfalista ou praticante da confissão positivista que não aceita que o crente passe por luta. A bíblia mostra em João 16:33 que o crente passará por aflições. Isso foi Jesus quem falou mas também falou para termos animo pois assim como ele venceu o mundo, nós também venceremos em seu nome.

· Se alguém se desvia ou vai para outra igreja, eles são orientados a não terem contato com o desviado ou se tiver em outra igreja é tratado como incrédulo.

Refutação: Não fazem o mesmo as testemunhas de Jeová? A bíblia mostra que quando alguém se afasta dos caminhos do Senhor é como uma ovelha que se ausenta do rebanho e o pastor vai atrás dela e não enxotá-la. No caso de ir para outra igreja, ele não vai deixar de ser crente por isso. Prefere o que? Deixá-lo servir o Senhor em outro lugar, ou que a ovelha vai pro mundão ser marionete do diabo?

Detalhe: há uma exceção em caso de rebeldia. Ou seja, a ovelha se rebelar contra a igreja ou o pastor sem motivo algum ou cometeu escândalo. Nesse caso ocorre a disciplina.

· Segundos eles (santarrões), é pecado o crente usufruir da tecnologia, principalmente a televisão por ser a imagem da besta (imagem da besta?), internet (Orkut, MSN e sites) por levar ao ócio e não ter nada edificante.

Refutação – A bíblia mostra que devemos julgar todas as coisas, mas devemos reter o que é bom (I Ts. 5:21) a tecnologia pode ter muita coisa boa para o servo de Deus por exemplo: pregações na TV e internet, louvores, sites evangelísticos, filmes evangélicos, desenhos e estudos bíblicos(vivos.com.br e jesussite.com.br). As igrejas usam recursos hoje em dia nos seus templos como: Data Show, DVD, computador e outros recursos. A IPDA tem vídeos no you tube (e olha que pregam contra a televisão. Pode isso?) algumas igrejas pregam que seus membros não usarem nenhum tipo de cartão de credito, porque leva ao endividamento. Como se não tivessem controle de seus gastos (I Co 11:28) e é melhor do que levar dinheiro e evitar assalto.

· Os “super santos” pregam que seus filhos não podem freqüentar escola, aprender a ler e escrever. Pois acham que se ficarem inteligentes, podem se afastar de Deus (porque a letra mata, mas o espírito vivifica. II Co.3:6b )

Refutação: Meu Deus do céu! Quanta ignorância espiritual! Desde quando aprender a ler e freqüentar escola é pecado? Nós devemos criar e dar a melhor educação a nossos filhos. Eles devem aprender a ler e escrever, freqüentar uma escola, pois isso é direito garantido por lei e estamos debaixo da autoridade dos homens (Rm 13:1). Se o pai ou a mãe não der esse direito para o filho, os pais perdem a guarda da criança por abandono de incapaz e sem contar que é pecado! ("Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente". I Tm 5:8).


· Em suas orações os santarrões determinam, profetizam e amaldiçoam o diabo (amaldiçoam quem?) falam que tem ele aos seus pés, vão no terreno do inimigo e tomam tudo que ele roubou.

Refutação: Agora foi fim! Se acham os super tudos e na verdade são super nada! Bom vamos a bíblia. 1º Os discípulos falavam a Jesus a respeito dos feitos realizados por eles. Porem Jesus falou: “Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus (Lucas 10:20)” por nós mesmo, não teríamos força e autoridade mas sim, autoridade no nome de Jesus. 2º Só quem profetiza é quem tem o dom de profecia dado pelo espírito santo!(I Co capitulo 12 por completo) 3º como amaldiçoar o diabo se ele é a própria maldição?, 4º Só quem determina algo na vida do crente é Deus. 5º e ultimo. O terreno do inimigo é o inferno é pura infantilidade o crente falar esse tipo de abobrinha.

Conclusão: Muitos destes super crentes, super santos, infalíveis, inabaláveis e superiores a outros, tiveram um fim trágico. Desviaram-se dos caminhos de Deus por não ter verdadeiramente a casa firmada na rocha (Jesus). Um alerta a ser dado: Seja um crente sadio na palavra, na oração e não vá à doutrina daqueles que não estão coerentes na palavra. Faça como os Bereanos: examine as escrituras antes de dizer o que é ou não é pecado e buscar a sabedoria do alto para não cometer besteira por aí!

MARANATA “ORA VEM SENHOR JESUS”

Contagem regressiva para o cinquentenário da AD Bela Vista

O CONTADOR REFERE-SE A DATA DE FUNDAÇÃO E NÃO O DIA DA COMEMORAÇÃO QUE SERÁ EM NOVEMBRO DE 2013.

Coral Maranatha