21 de fev de 2012

O OFICIO DO PRESBÍTERO E SUA LEGITIMIDADE BIBLICA

Um determinado pastor de um ministério (nem me pergunte que não sei onde fica!), decidiu que não haveria mais consagrações ao presbitério, pois os obreiros auxiliares do pastor seriam apenas evangelistas e pastores-auxiliares.   A tese defendida por este pastor era de que os presbíteros não eram ministros e sim pastores e evangelistas (confundiu o dom ministerial com a função/cargo ministerial).  Diante deste artigo quero mostrar para todos que o presbítero é de total importância na igreja do Senhor Jesus nos dias de hoje.

Sua Origem

O presbítero que também significa: Supervisor, ancião ou obreiro maduro, surgiu no antigo testamento com a finalidade de liderança jurídica dentro de cada família ou tribo segundo os livros de Números 11: 16-17 (E disse o SENHOR a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da congregação, e ali estejam contigo. Então eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu não a leves sozinho) e Deuteronômio 29:10 (Vós todos estais hoje perante o SENHOR vosso Deus; os capitães de vossas tribos, vossos anciãos, e os vossos oficiais, todos os homens de Israel) Eles eram indicados pela sua destreza, influencia e ordenados para a função como no caso do antigo testamento que Moises impôs as mãos e separou setenta presbíteros (anciãos) para liderar as tribos. No novo testamento os presbíteros surgiram na igreja primitiva em Atos 11:30 e ganharam destaque no capitulo 15 (ver 6-23) no primeiro concilio da igreja em Jerusalém que teve como assunto a circuncisão ou não de gentios convertidos ao cristianismo. Nota se que estavam reunidos os apóstolos e os presbíteros da igreja para decidirem a favor ou contra a tese defendida por Paulo e Barnabé sobre a não circuncisão dos gentios.


Suas funções

O presbítero tem como função principal supervisionar a igreja do Senhor conforme os moldes bíblicos e da igreja primitiva. Mas também tem outras responsabilidades de acordo com a denominação. No caso da Assembleia de Deus, O presbítero tem as seguintes funções:
  • Ungir os enfermos com óleo da unção
  • Realizar cerimônias de casamento e fúnebre (com autorização do pastor)
  • Ministrar a benção apostólica
  • Coordenar o corpo diáconal da igreja
  • Pacificar contendas entre membros
  • Apascentar ovelhas quando estiver dirigindo uma congregação

A importância dos presbíteros nas convenções e concílios.

O concilio da Igreja presbiteriana do Brasil é composto por pastores e presbíteros que decidem o futuro da denominação a cada ano de acordo com o concilio de cada região.  Já as convenções das Assembleias de Deus no Brasil (Não são todas), rejeitam a participação dos presbíteros pelo fato dos mesmos exercerem função local e as convenções são compostas de pastores e evangelistas (mais uma vez usando o argumento do dom ministerial). Se observarmos de acordo com as escrituras, os concílios eram compostos por pastores e presbíteros como o exemplo da presbiteriana. Então por que a exclusão do presbítero das convenções assembleianas? É hora de reavaliar a questão da inclusão dos presbíteros nas convenções para a edificação e crescimento do reino de Deus na terra e a defesa de uma fé sadia e uma graça abundante e a igreja se igualar aos moldes bíblicos na questão de decisão.

Por Cleyton Fiuza
Diacono da Assembleia de Deus, Bela Vista e seminarista do STADEC

Um comentário:

  1. sou Rafael da Assembleia de Deus BV maracanau-ce. Eu li os estatutos da assembléia de Deus Bela vista(COMADECE) e vi no artigo 3° se referindo a presbiteros evangelistas e pastores... [Artigo 3°- A COMADECE é o órgão máximo de representatividade de todos os Pastores, Evangelistas e Presbíteros da Igreja Assembléia de Deus Bela Vista...].

    ResponderExcluir

Contagem regressiva para o cinquentenário da AD Bela Vista

O CONTADOR REFERE-SE A DATA DE FUNDAÇÃO E NÃO O DIA DA COMEMORAÇÃO QUE SERÁ EM NOVEMBRO DE 2013.

Coral Maranatha